Telha de PVC - Dúvidas sobre o produto

As Telhas Coloniais de PVC Afort são fabricadas de acordo com a norma ABNT NBR 15575-5:2013 e CEE-232 que está dentro da norma ABNT NBR 1677-1 e ABNT NBR 16737-2. Com tecnologia de ponta, são formadas a partir da extrusão em duas camadas de materiais especialmente criados para obter um produto resistente, bonito e durável. Trata-se de uma produção limpa, com poucos resíduos e que não consome recursos naturais em sua fabricação, como a água que é utilizada em outros métodos de produção de telhas.

As Telhas Coloniais de PVC Afort são compostas por duas camadas. A primeira é feita de um composto de PVC especialmente desenvolvido para fabricação de perfis de cobertura. A segunda, é uma camada de cobertura, também em PVC, que confere ao produto a proteção necessária contra as intempéries (chuvas) além da proteção UV, que as telhas precisam. É o “filtro solar” da telha que garante sua durabilidade.

Não. A Afort só utiliza matérias-primas certificadas e de primeira qualidade em seus produtos. Nas Telhas Coloniais de PVC Afort não é diferente. O acrilato – composto químico – ou o “filtro solar” da Telha de PVC Afort foi desenvolvido com proteção contra raios UV e possui fixadores de cor.

A tecnologia de PVC utilizada confere às telhas flexibilidade, permitindo exposição a intempéries (chuvas), sem perda da propriedade do produto.

Não, pelo contrário, o PVC contribui para o amortecimento do impacto da água nas telhas e impede a transmissão do som em sua totalidade.

Como em qualquer tipo de cobertura, a ação de ventos fortes pode sim arrancar as peças. Porém, isso pode ser evitado com a fixação correta das telhas. Deve-se, ainda, seguir as orientações de instalação e espaçamento entre apoios contidas no manual de instalação.

DicAfort: Grande parte dos casos de arrancamento de telhados, de qualquer tipo de telha, ocorre por conta de folgas nos telhados, que é um problema básico de instalação. A Afort oferece kits próprios para fixação de suas Telhas Coloniais de PVC; eles aliviam as tensões que podem aparecer em vendavais, diminuindo muito a possibilidade das telhas serem arrancadas.

Não, desde que os espaçamentos entre apoios sejam obedecidos. A utilização de matérias-primas de primeira qualidade e a correta quantidade da camada de “filtro solar”, garante que as Telhas Coloniais de PVC Afort não empenem ou deformem com o tempo.

O transporte deve ser feito com cuidado para evitar riscos e danos ao produto. Procure colocá-las em um local plano, não ultrapassando 100 unidades em cada pilha. Se possível, apoie as telhas sobre um pallet ou estrutura semelhante para facilitar sua movimentação e evitar arranhões na parte inferior do produto.

Não. Além de ter espaçamento entre apoios diferente das demais coberturas, o perfil das Telhas Coloniais de PVC não permite encaixe perfeito com outro material, a não ser com outras Telhas de PVC do mesmo formato e especificação.

Sim, desde que esteja em bom estado de conservação e no espaçamento recomendado no manual de instalação.

Para proporcionar uma concorrência saudável e justa no mercado e, principalmente, garantir segurança para o consumidor, os perfis e cores são padronizados. Além disso, os fabricantes são auditados pela Associação Brasileira das Indústrias de Telhas Plásticas (Abitelha).

Não. As manchas que aparecem em telhados tradicionais surgem por conta da absorção de umidade. As Telhas Coloniais de PVC Afort são totalmente impermeáveis e estanques – não vazam água. Além de não possuírem qualquer porosidade, não absorvem umidade e não deixam o telhado com manchas escuras. Por outro lado, em épocas mais frias, pode acontecer em ambientes com pouca ventilação o chamado “orvalhamento” na face interna das telhas, devido à diferença de temperaturas.

Não. Para obter um isolamento térmico de alta eficiência recomenda-se a montagem do telhado sobre uma laje ou utilização de telhas do tipo “sanduíche”.

Telhas Coloniais de PVC Afort - Dúvidas Frequentes

Caso seja necessário cortar as Telhas Coloniais de PVC Afort ou suas peças complementares, use serra elétrica, serrote, arco de serra ou serra tico-tico. Utilize as informações do manual de instalação para saber mais sobre a forma correta de instalar as Telhas Coloniais de PVC Afort.

Ao contrário de algumas telhas tradicionais em que até empresas especializadas precisam ser chamadas para eliminar sujeiras e manchas nos telhados, as Telhas Coloniais de PVC Afort, por serem impermeáveis e sem poros, a própria chuva promove, periodicamente, uma limpeza em sua superfície. No entanto, caso haja necessidade, sua limpeza pode ser feita apenas com água e sabão neutro.

DicAfort: Atenção! Se for efetuar a limpeza de seu telhado utilize, se possível, água de reuso e tome as precauções necessárias para evitar escorregões ou quedas.

Para tampar um furo no telhado, sugerimos o uso de silicone colorido para coberturas. Vale ressaltar que, nesse caso, é importante fazer a manutenção do silicone anualmente ou conforme necessidade, garantindo a estanqueidade (vedação) de seu telhado.

Como as Telhas Coloniais de PVC Afort não oferecem isolamento térmico total, é necessário utilizar a manta térmica bem como tomar as demais providências, caso seja uma exigência do projeto. Dessa maneira, o uso das Telhas Coloniais de PVC será uma das ações direcionadas para a execução do projeto e não a solução final.

A instalação das Telhas Coloniais de PVC Afort é simples e acontece com as mesmas regras básicas que as demais. Como em qualquer outro tipo de obra, recomenda-se uma mão de obra que tenha bom conhecimento na instalação e montagem de telhados.

DicAfort: O telhado é uma das partes mais importantes da obra. Selecione um profissional de sua confiança e siga as orientações existentes no manual de instalação.

Sim. As Telhas Coloniais de PVC Afort são muito resistentes e suportam carga vertical de até 1,2 kN, o que se compara ao peso de uma pessoa de aproximadamente 120 kg. Porém, é importante saber que para andar sobre qualquer telhado deve-se seguir as orientações de segurança durante essa circulação e também saber se a estrutura abaixo das telhas irá aguentar o peso aplicado sobre o telhado.

Sim. O uso do PVC para coberturas já acontece na Ásia e Europa, e recentemente vem sendo implantado na América, inclusive no Brasil.

Sim. Recomenda-se manter uma distância mínima do telhado para a abertura da churrasqueira de 2,5m.