Telha de PVC - Dúvidas sobre o produto

As telhas de PVC AFORT são fabricadas com tecnologia de ponta, a partir da extrusão em duas camadas de materiais especialmente concebidos para obter um produto resistente, bonito e durável. Trata-se de uma produção limpa, com poucos resíduos e que não consome recursos naturais como a água em sua produção como é utilizada em outras tecnologias para produ-ção de telhas.

As telhas de PVC AFORT são compostas por duas camadas: a primeira é feita de um composto de PVC especialmente desenvolvido para fabricação de perfis de cobertura. A segunda, que é camada superior e que fica externa, é feita de acrilato, uma resina termoplástica entre as mais resistentes ao desgaste por exposição a intempéries e claro, dá a proteção UV que as te-lhas precisam. É o “filtro solar” da telha e o que garante sua durabilidade

Não. A AFORT só utiliza matérias-primas certificadas e de primeira qualidade em seus produtos. Nas telhas de PVC AFORT não é diferente. O acrilato ou o “filtro solar” da telha de PVC AFORT foi desenvolvida com proteção contra raios UV e possui fixadores de cor. Graças a tal tecnologia desenvolvida, o produto final tem vida longa e estabilidade de cor por mais tempo do que as telhas convencionais.

A nossa tecnologia de PVC confere flexibilidade às telhas, permitindo expo-sição às intempéries sem ressecamento ou quebra por longos anos, muito acima das telhas convencionais

Não, pelo contrário, o PVC contribui para o amortecimento do impacto da água nas telhas e impede a transmissão do som em sua totalidade

Como em qualquer tipo de cobertura, a ação de ventos fortes pode sim arrancar as peças. Porém, isso pode ser evitado com a fixação correta das telhas. Deve-se, ainda, seguir as orientações de instalação e espaçamento entre apoios, contidas no manual de instalação. 

DicAfort: Grande parte dos casos de arranchamento de telhados, de qualquer tipo de telha, ocorre por conta de folgas nos telhados, que é um problema básico de instalação. A Afort oferece kits próprios para fixação de suas telhas de PVC, que aliviam as tensões que podem aparecer em vendavais, diminuindo muito a possibilidade das telhas serem arrancadas. 

Desde que os espaçamentos entre apoios sejam obedecidos, não. A utilização de matérias-primas de primeira qualidade e a correta quantidade da camada de “filtro solar”, garante que as telhas de PVC Afort não empenem ou deformem com o tempo. 

Procure colocá-las em um local plano, não ultrapassando 100 unidades em cada pilha, se possível apoiadas sobre um pallet ou estrutura semelhante, o que facilita sua movimentação e evita riscos na parte inferior do produto. O transporte deve ser feito com cuidado, para evitar riscos e danos ao produto.

Não. Além de ter espaçamento entre apoios diferenciado das demais coberturas, o perfil das telhas de PVC não permite encaixe perfeito com outro material, a não ser com outras telhas de PVC do mesmo formato e especificação.

Sim, desde que esteja em bom estado de conservação.

Para proporcionar uma concorrência saudável e justa no mercado e garantir segurança para o consumidor, os perfis e cores são padronizados e os fornecedores do ciclo de produção são auditados pela Associação Brasileira das Indústrias de Telhas Plásticas (Abitelha). Existe ainda uma diretriz técnica, a Sinat, que, depois de realizar testes de comprovação, orienta a conduta de comportamento técnico dos produtos para a segurança dos consumidores e fabricantes. 

Não. As manchas que aparecem em telhados tradicionais aparecem por conta da absorção de umidade. As telhas de PVC Afort são totalmente impermeáveis e estanques, além de não possuir qualquer porosidade, não absorvendo umidade e não deixando o telhado com manchas escuras. Por outro lado, em épocas mais frias, pode acontecer, em ambientes de varanda, o chamado “orvalhamento” na face interna das telhas, devido à diferença de temperaturas.

Não. Para obter um isolamento térmico de alta eficiência recomenda-se a montagem do telhado sobre uma laje ou utilização de telhas do tipo “sanduíche”.

Telhas de PVC - Dúvidas Frequentes

Caso seja necessário cortar as nossas telhas ou suas peças complementares, use serra elétrica, serrote, arco de serra ou serra tico-tico.

Ao contrário de algumas telhas tradicionais em que até empresas especializadas precisam ser chamadas para eliminar sujeiras e manchas nos telhados, as Telhas de PVC Afort, por serem impermeáveis e sem poros, a própria chuva promove periodicamente uma limpeza em sua superfície. No entanto, caso haja necessidade, sua limpeza pode ser feita apenas com água e sabão neutro.

DicAfort: Atenção! se caso for efetuar a limpeza de seu telhado, se possível utilize água de reuso e tome as precauções necessárias para evitar escorregões ou quedas.

Para tampar um furo no telhado, sugerimos o uso de silicone colorido para coberturas. Vale ressaltar que, nesse caso, é importante fazer a manutenção do silicone anualmente ou conforme necessidade, garantindo a estanqueidade de seu telhado.

Como as telhas de PVC não oferecem isolamento térmico total, se isso for uma exigência do projeto, é necessário utilizar a manta térmica, bem como tomar as demais providências. Dessa maneira, o uso das telhas de PVC será uma das ações direcionadas para a execução do projeto e não a solução final.

A instalação das telhas de PVC Afort é simples e acontece com as mesmas regras básicas que as demais. Como em qualquer outro tipo de obra, recomenda-se uma mão de obra que tenha bom conhecimento na área, neste caso, na instalação e montagem de telhados.

DicAfort: O telhado é uma das partes mais importantes de sua toda obra. Selecione um profissional de sua confiança e siga as orientações existentes no manual de instalação. 

Sim. As telhas de PVC Afort são muito resistentes e suportam carga vertical de até 1,2 kN, o que se compara ao peso de uma pessoa de aproximadamente 120 kg. Porém é importante saber que para andar sobre qualquer telhado deve-se seguir as orientações de segurança durante essa circulação e também saber se a estrutura abaixo das telhas irá aguentar o peso aplicado sobre o telhado. 

Sim. O uso do PVC para coberturas já acontece na Ásia e Europa, e recentemente vem sendo implantado na América, inclusive no Brasil. 

Sim. Manter uma distancia mínima do telhado para a abertura da churrasqueira de 2,5 mts.